Processo de migração da rede TDT - Concelhos da CIM da Beira Baixa

O processo de migração, que abrange a área dos concelhos da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa terá início no dia 2 de setembro com a ressintonia do emissor da Sertã. Note-se que este emissor, embora instalado num local fora dos concelhos que compõem a CIMBB, dá acesso ao serviço TDT a parte da população do concelho de Proença-a-Nova, nomeadamente a zona Oeste do concelho.

Decorrerá durante cerca de duas semanas, concluindo-se o processo com a ressintonia do emissor instalado nas Termas de Monfortinho, no dia 18 de setembro.

Os trabalhos de ressintonia dos emissores têm início de manhã, entre as 9 e as 10 h da manhã, sendo que, enquanto decorrem os trabalhos de ressintonia (que demoram entre 4 a 6 horas), será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência atual de funcionamento do emissor a ressintonizar, por forma a que a população continue a ter acesso ao serviço.

Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado.

Será neste momento que, para a população ter acesso ao serviço, terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir.

Note-se que haverá um período de interrupção do serviço, muito curto (inferior a um minuto), quando se desligar o emissor a ressintonizar e colocar em funcionamento o emissor portátil.

Contudo, como o emissor portátil irá emitir na frequência atual, a imagem voltará a aparecer na televisão sem que seja necessário efetuar qualquer operação.

Após os trabalhos de ressintonia e quando se desligar o emissor portátil, aí sim, terá que se proceder à sintonia dos recetores, pois as emissões de televisão passaram a efetuar-se numa nova frequência e é essa frequência que terá de ser sintonizada nos recetores.

O novo calendário de ressintonia dos emissores que afetam os concelhos da CIMBB é o seguinte:

LOCAL CANAL ATUAL CANAL FUTURO DATA MIGRAÇÃO
Sertã 56 44 02-09-2020
Penedo Gordo 56 43 11-09-2020
Oleiros 56 34 15-09-2020
Penamacor 56 34 16-09-2020
Gardunha 56 34 17-09-2020
Termas de Monfortinho 56 34 18-09-2020

Para ajudar a população neste processo, a ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), que funciona todos os dias entre 9h e as 22h, para dar informação e ajudar a fazer a sintonia dos televisores à distância. Caso as pessoas não consigam fazer a sintonia com o auxílio dos operadores da linha telefónica, nem com o auxílio de técnicos da ANACOM que formarão, por assim dizer, uma segunda linha de apoio mais técnico, então está prevista a possibilidade de as equipas no terreno da ANACOM, se deslocarem à residência destas pessoas, que precisam de um apoio mais direto, para procederem à ressintonia dos recetores.

Para divulgar esta informação junto das populações a ANACOM vai distribuir, em todas as casas e estabelecimentos comerciais, uma carta e um folheto explicativo sobre a migração da rede de TDT e a sintonia dos televisores.

Para ajudar a divulgar a informação e dar apoio às populações a ANACOM tem estabelecido protocolos com diversas entidades, que têm relações de proximidade com a população: ANAFRE, AMA, Câmaras Municipais; e tem estabelecidas parcerias com a GNR, a PSP, o Instituto da Segurança Social, o Patriarcado, a Liga Nacional dos Bombeiros e o Corpo Nacional Escutas
Neste contexto, e tendo em conta que as câmaras municipais e as juntas de freguesia são um importante parceiro de proximidade para as populações, é de extrema relevância que possam apoiar as populações neste processo, quer divulgando informação, quer apoiando as pessoas na sintonia dos equipamentos.

A ANACOM tem no seu sítio na internet o folheto explicativo em formato digital (https://online.fliphtml5.com/rchw/haqd/) e um vídeo que explica todo o processo (https://www.youtube.com/embed/9fESWKW1tig?rel=0&autoplay=1) que as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia podem divulgar nos respetivos sites e redes sociais, e usar essa informação, no caso dos municípios, nas faturas da água, nos boletins municipais, newsletters ou nos jornais das autarquias, quando existam, bem como em transportes municipais de que disponham.

Sempre que tenham oportunidade deverão divulgar o processo junto dos órgãos de comunicação social regionais, que são uma boa forma de chegar às populações.

Poderão ainda disponibilizar folhetos e colocar alguns cartazes sobre a TDT nos serviços municipais de atendimento ao público (será enviada uma carta a todas as câmaras da CIMBB com 50 folhetos e cinco cartazes em formato A4 para cada, na qual damos conta da nossa disponibilidade para fornecer mais folhetos e cartazes, se necessitarem).

Sempre que a população se dirija à Câmara Municipal ou à Junta de Freguesia a pedir ajuda relativamente à migração da rede de TDT e à sintonia dos televisores, deverá o município ou a junta, em articulação com a ANACOM, dar a melhor colaboração em termos de apoio técnico nesse processo, incluindo por via da deslocação dos seus próprios técnicos para ajudarem à sintonia, se for caso disso.

Para agilizar contactos que se venham a revelar necessários, seria útil a indicação de um ou dois elementos por parte das autarquias e juntas, desde já se adiantando que por parte da ANACOM as pessoas de contacto serão:

Área de Comunicação
Dra. Ilda Matos – ilda.matos@anacom.pt; Fixo: 217212705; Móvel: 968065282

Área de Apoio à Sintonia
Eng. António Rolhas – antonio.rolhas@anacom.pt; Fixo: 214348803; Móvel:914001484
Eng. José Borrego – jose.borrego@anacom.pt; Fixo: 214348529; Móvel: 932505890

Cumprimentos cordiais,