Programa Completo do “ROIZ - Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano- Americano”

A Junta de Freguesia de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco organizam, em conjunto, nos próximos dias 18 e 19 de outubro, a primeira edição do “ROIZ, Encontro de Música e Poesia Luso-Hispano-Americano”, em Castelo Branco.

A génese deste evento está intimamente ligada aos vínculos criados com a cidade de Salamanca desde o início do processo que culminou com a realização e atribuição do I Prémio Internacional de Poesia António Salvado.

O Programa tem a sua abertura oficial prevista para as 18h00 do dia 18 de outubro, no Jardim do Paço Episcopal, com a receção a todos os convidados e participantes no Encontro por parte de Leopoldo Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco e de Luís Correia, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Às 18h15, no mesmo local, tem começo o evento musical e poético que estará dividido em três momentos.

As atividades do dia 19 de outubro iniciam-se logo às 10h00 da manhã, na Casa do Arco do Bispo, com o Passeio dos Poetas que se estenderá, durante o resto da manhã pela Zona Histórica de Castelo Branco e que culminará no Parque da Cidade, na Mata dos Loureiros. Durante esse período, além da declamação de poesia, há lugar para uma revisitação teatral à obra dos poetas quinhentistas, para uma plantação simbólica de duas árvores na Mata dos Loureiros e para pequenos apontamentos musicais que medeiam as várias atividades.

O ROIZ terminará com a Cerimónia da Entrega do Prémio Internacional de Poesia António Salvado/Cidade de Castelo Branco, que está marcada para as 15h00 da tarde de 19 de outubro.

Do lote de artistas musicais constam os seguintes nomes: Miguel Ramalho (flauta transversal), Filipa Castilho (violoncelo), Francisco Martins (Acordeão), Orquestra Viola Beiroa, Grupo de Cavaquinhos da USALBI, Grupo de Adufeiras da USALBI, Ana Paula Gonçalves, Custódio Castelo, José Raimundo, Miguel Carvalhinho, Pedro Ladeira.

Alfredo Pérez Alencart (Perú-Espanha), Álvaro Mata Guillé (Costa Rica), Ana Maria Puga (Portugal), António Salvado (Portugal), Artur Coimbra (Portugal), Carlos D’Abreu (Portugal), David Cortés Cabán (Porto Rico), Gerardo Rodríguez (México), Gisela Ramos Rosa (Portugal), José Pires (Portugal), Juan Carlos Martín Cobano (Espanha), Manuel Costa Alves (Portugal) Manuel Silva-Terra (Portugal), Maria João Pessoa (Portugal), Pompeu M. Martins (Portugal), Teresa Macedo (Portugal) e Victor Oliveira Mateus (Portugal) são os poetas que vão participar no ROIZ.

Participam ainda o Grupo de Teatro Váatão, de Castelo Branco, a Prof.ª Maria de Lurdes Gouveia Barata e o poeta e investigador Pedro Salvado.

O Programa Geral do ROIZ segue em anexo, para melhor compreensão de toda a sua calendarização.