Exposição Fotográfica "Singular do Plural"

A iniciativa “Singular do Plural” – exposição de fotografias: 20 - profissões, pessoas, ciganos e ciganas, promovida pela EAPN Portugal, em parceira com a Junta de Freguesia de Castelo Branco, tem como objetivo influenciar, positivamente, a imagem social sobre as comunidades ciganas na sociedade maioritária, contribuindo para um melhor conhecimento sobre estas e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Foi criada para desmistificar um plural – “os ciganos” – supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de estereótipos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências. Neste sentido, esta iniciativa interpela os discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face a estas comunidades, dando a conhecer testemunhos de mulheres e homens com vista à mostrar, à sociedade em geral e às comunidades ciganas, que existem outras realidades sobre as mesmas, nomeadamente no acesso à educação e ao emprego.

A Exposição Fotográfica “Singular do Plural” tem decorrido em diversos locais do país e chega a Castelo Branco no dia 08 de outubro, contando com a parceria da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

Neste sentido, a Junta de Freguesia de Castelo Branco vem, por este meio, convidar todos os Fregueses Albicastrenses a estarem presentes na sessão de inauguração desta Exposição, no dia 08 de outubro, às 17h30, na Casa da do Arco do Bispo.

A exposição estará patente ao público, na Casa do Arco do Bispo, de 8 a 18 de outubro de 2019, indo ao encontro da sinalização do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza que se comemora no dia 17 de outubro de 2019.