Exposição Fotográfica "Singular do Plural"

A iniciativa “Singular do Plural” exposição de fotografias, promovida pela EAPN Portugal em parceria com a Junta de Freguesia de Castelo Branco, tem como objetivo influenciar positivamente a imagem social das comunidades ciganas na sociedade maioritária, contribuindo para um melhor conhecimento sobre estas e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Foi criada com o propósito de desmistificar um plural – “os ciganos” – supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo, ignorando as partes.

A iniciativa interpela os discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face a estas comunidades, dando a conhecer testemunhos de mulheres e homens com vista a mostrar à sociedade em geral e, de forma particular, às comunidades ciganas, que existem outras realidades sobre as mesmas, nomeadamente no acesso à educação e ao emprego.

A Exposição Fotográfica “Singular do Plural” tem visitado diversas localidades do país e chega a Castelo Branco no próximo dia 08 de Outubro.

Pelo interesse que a iniciativa reveste, esperamos contar com a sua presença na Casa do Arco do Bispo, pelas 17h30m.

Leopoldo Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco
Paula Montez, responsável distrital da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti - Pobreza