VII Meia-Maratona 25 de Abril

Realiza-se, no próximo dia 25 de Abril, a já tradicional Meia-Maratona de Atletismo que tem como objetivo homenagear esta data histórica que, este ano começará na  cidade de Castelo Branco e terminará  na Vila de Alcains.

É, mais uma vez, organizada pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, pela Junta de Freguesia de Alcains e pela Associação de Atletismo de Castelo Branco.

Leopoldo Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Mário Rosa, Presidente da Junta de Freguesia de Alcains e João Coelho, Presidente da Direção da Associação de Atletismo de Castelo Branco são unânimes quanto ao objetivo da prova. Pretendem que tenha uma participação massiva por parte dos atletas da região, bem como a manutenção do cunho popular que distingue esta prova desde a sua primeira edição e, que todos sintam o espírito inerente ao dia 25 de Abril, dia da liberdade.

Uma das grandes novidades deste ano é a não atribuição de prémios monetários para os vencedores dos escalões que vão competir. Esta decisão surgiu por unanimidade entre as três partes. Por se tratar de uma prova de cariz popular, onde se apela a uma participação dos atletas da região e, sobretudo, pela celebração de tão importante data, não é pelo facto, desta vez, de não serem atribuídos prémios monetários que as corridas de atletismo se deixam de realizar. Até pode servir como um incremento para que mais atletas participem, opinião que foi consensual entre os organizadores.

A prova terá, segundo as normas oficiais da IAFF, a distância de 21,1 km (21 097,5 metros), terá medição de prova oficial, o que permite aferição para as provas de atletismo nacionais. A VII Meia-Maratona de Atletismo 25 de Abril terá a sua partida na Devesa em Castelo Branco, por volta das 10h00 e terá a sua chegada, muito provavelmente, no Largo de Santo António, em Alcains, por volta das 11.30. Depois, será servido um almoço a todos os participantes no recinto da Santa Apolónia.

A inscrição é grátis e todos os participantes (de todos os escalões, desde os mais jovens até aos veteranos) terão direito à oferta de uma t-shirt.