Junta de Freguesia de Castelo Branco amiga do ambiente

Em virtude da comemoração do Dia Internacional da Juventude, que se comemora anualmente a 12 de agosto, quis a Junta de Freguesia de Castelo Branco, em honra desta data, realizar uma ação simbólica e interventiva, em prol da defesa do ambiente.

Foi desse modo que foram apresentados dois novos equipamentos que são uma novidade na freguesia de Castelo Branco e que, segundo o Presidente da Junta de Freguesia, Leopoldo Rodrigues, “serão importantes para esta luta em prol do ambiente.” Os novos equipamentos, que irão “colaborar” com a Junta de Freguesia de Castelo Branco e que, nos próximos dias, serão instalados, simbolicamente, no Largo do Espírito Santo, servirão para recolher beatas de cigarro (“Ecopontas”) e pastilhas elásticas (“Papachicletes”). Depositar uma beata de cigarro ou uma pastilha elástica num destes novos recipientes é um gesto simbólico e pretende-se, desse modo, que a população esteja cada vez mais sensibilizada para este problema e possa, com toda a naturalidade utilizar os novos equipamentos.

Em setembro prevê-se a colocação de mais seis equipamentos (três “ecopontas” e três “papachicletes”) noutros locais relevantes da nossa Freguesia.

A disponibilidade da Junta de Freguesia de Castelo Branco para instalar mais equipamentos destes é total, mas será feita mediante uma avaliação do interesse que estes equipamentos venham a ter junto da população.

O “Ecopontas” e o “Papachicletes” foram criados por uma associação de Guimarães, a “Laboratório da Paisagem”, que tem fornecido estes equipamentos para vários municípios e várias juntas de freguesia do país.

A recolha dos resíduos depositados será feita pela Junta de Freguesia de Castelo Branco e já existe um acordo com o Laboratório da Paisagem de Guimarães para que, numa fase inicial, as beatas sejam transportadas para Guimarães, onde serão recicladas.