BTT Resistência Freguesia de Castelo Branco 2019

Na tarde do passado sábado, dia 21 de Setembro, a Junta de Freguesia de Castelo Branco organizou em conjunto, com a parceria técnica do Clube BTT Retiro das Adegas a primeira prova de “Resistência BTT Freguesia de Castelo Branco”.

As provas de Resistência são uma vertente do BTT que têm ganhado muita popularidade nos últimos anos. Há mais de uma década que uma prova nestes moldes não era realizada no Castelo e na Zona Histórica em Castelo Branco, tendo agora regressado pelas mãos de uma Associação que já organiza, há sete anos consecutivos, maratonas de BTT (a última das quais no passado dia 30 de Junho), tendo abraçado o desafio que lhe foi lançado pela Freguesia de Castelo Branco.

O evento contou com a presença de 80 ciclistas e teve o seu epicentro dentro do recinto das muralhas do Castelo, onde foi instalada toda a logística da prova que decorreu ao longo de três horas (entre as 17 e as 20h). A organização delineou um percurso misto de cerca de 3 quilómetros que partiu do Castelo e percorreu as principais ruas da Zona Histórica da cidade, com passagem por algumas zonas de trilhos de terra batida.

Apesar das dificuldades de última hora com que a organização se deparou devido à chuva que se fez sentir ao longo de todo o dia, os participantes consideraram que a prova foi um sucesso e elogiaram a qualidade e a diversidade do percurso escolhido.

Os habitantes da zona histórica da cidade saíram às ruas para apoiar e aplaudir os participantes, os quais acrescentaram um colorido diferente ao coração da cidade.

Na classificação geral, o vencedor foi Rui Carvalho do Team Bicicletas Santiago, com o segundo lugar a ser ocupado por Diogo Monteiro do CCDR Colmeal da Torre. No terceiro lugar ficou um atleta da casa: António Sanches do Retiro das Adegas/Churrasqueira da Quinta.

Na classificação por escalões, os vencedores foram:

Juvenis: André Santos (ABCansado/Metrocar)

Cadetes: Sebastião Sequeira (Team Bicicletas Santiago)

Juniores: Guilherme Santos (Seissa|KTM-Bikeseven|Matias & Araújo|Frulact)

Femininos: Ana Barata (Retiro das Adegas/Churrasqueira da Quinta)

Elites: Rui Carvalho (Team Bicicletas Santiago)

Masters 30: António Sanches (Retiro da Adegas/Churrasqueira da Quinta)

Masters 40: Tiago Anselmo (Retiro da Adegas/Churrasqueira da Quinta)

Masters 50+: Leonel Gil Mota (BTT Gardunha/Create/J3LP/Fundão

Duplas: Nuno Santos e Nuno Lopes (Bandarra’s Clube Ciclismo de Trancoso)

Triplas: Tiago Patrício, Jorge Ribeiro e Miguel Martins (Retiro das Adegas/Churrasqueira da Quinta)